Inscrições abertas para Workshop com foco em Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil

Inscrições abertas para Workshop com foco em Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil

Nos dias 11 e 12 de agosto de 2022, será realizado “1º Workshop Living Lab C – Inovação e Sustentabilidade Construção Civil”. O evento visa consolidar e celebrar os 2 anos do projeto, o qual tem promovido importantes iniciativas acerca da temática resíduos de construção civil (RCC). Temas como “Gerenciamento e Reaproveitamento de RCC”, “Sistema B e o Setor da Construção”, e “Sustentabilidade no Ambiente Construído” são destaques deste encontro, que tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). 

A ação está prevista para ocorrer de maneira presencial em Goiânia-GO, no dia 11/08 (quinta-feira), às 14h, no Salão de Festas do SESI-GO – Clube Ferreira Pacheco. No segundo dia, a programação prevê a realização de visitas técnicas em canteiro de obra e no parque Tecnológico Samambaia, da UFG. A programação completa pode ser conferida no site www.livinglabc.com.br. Acesse e garanta sua vaga.

Sobre o Living Lab C

O Living Lab C, primeiro laboratório vivo no Centro-Oeste com foco em inovação e sustentabilidade na construção civil, é promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e desenvolvido pela Comunidade da Construção GO. Além do apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO). Seu propósito é o desenvolvimento de soluções criativas, aplicáveis na prática e de forma colaborativa, envolvendo representantes de empresas da cadeia produtiva da construção civil, de universidades e instituições de pesquisa, de entidades e associações, do setor público (em nível federal, estadual e municipal) e da sociedade.

O projeto, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Helena Carasek (UFG) e pela Eng.ª Civil Me. Daniela Castro, foi lançado em 2020 e, até o momento, realizou diversas atividades técnicas voltadas à temática de “Gestão e Reaproveitamento de Resíduos da Construção Civil (RCC)”. Dentre as iniciativas empreendidas para o compartilhamento de boas práticas e o levantamento de ideias e soluções, pode-se citar, além de pesquisas de mestrado e doutorado, a realização de reuniões técnicas, pitchs, oficinas de cocriação e o Construct Ideathon (desafio de inovação e empreendedorismo com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de formação de todo Brasil).

Para acompanhar as próximas ações, siga nas redes sociais @livinglabc.